AVISO DE COOKIES
Ao utilizar o nosso website, concorda com a nossa utilização de cookies. Poderá saber mais sobre a politica de cookies utilizada no nosso site aqui.

RAL

O que é a resolução alternativa de litígios?


 

A resolução alternativa de ligitios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispôr de recorrer e entidades oficiais que os ajudem na resolução, ou orientação de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.

Regra geral, o procedimento é o seguinte: o cliente pede a um terceiro imparcial que intervenha como intermediário entre si e o comerciante que é o alvo da sua reclamação. O intermediário pode sugerir uma solução para a sua reclamação, impor uma solução a ambas as partes ou reunir as partes para encontrar uma solução.

Talvez conheça o conceito de resolução alternativa de litígios por outro nome: 'mediação', 'conciliação', 'arbitragem' ou 'comissão competente no âmbito dos litígios de consumo'.

A resolução alternativa de litígios é, por norma, menos dispendiosa, menos formal e mais rápida do que a via judicial.


 Informamos que em caso de litígio o foro competente será o CNIACC.


CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo

Rua D. Afonso Henriques, 1

4700-030 Braga


Telefone: 253 619 107

E-mail: geral@cniacc.pt


Horário de Atendimento Pessoal e Telefónico


Segunda a Sexta-feira

Das 9H00 às 16H00


https://www.cniacc.pt/pt/